terça-feira, 13 de julho de 2010

Lendas

As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos indígenas da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma dos índios passar o conhecimentos. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.

Algumas lendas e mitos do folclore brasileiro:
 - Curupira
O curupira é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um homem de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos indígenas acreditam que é obra do curupira.

- Vitória-régia
A lenda da vitória-régia é uma lenda brasileira de origem indígena tupi-guarani.Há muitos anos, em uma tribo indígena, contava-se que a lua (Jaci, para os índios) era uma deusa que ao despontar a noite, beijava e enchia de luz os rostos das mais belas virgens índias da aldeia - as cunhantãs-moças. Sempre que ela se escondia atrás das montanhas, levava para si as moças de sua preferência e as transformava em estrelas no firmamento.Uma linda jovem virgem da tribo, a guerreira Naiá, vivia sonhando com este encontro e mal podia esperar pelo grande dia em que seria chamada por Jaci. Os anciãos da tribo alertavam Naiá: depois de seu encontro com a sedutora deusa, as moças perdiam seu sangue e sua carne, tornando-se luz - viravam as estrelas do céu. Mas quem a impediria? Naiá queria porque queria ser levada pela lua. À noite, cavalgava pelas montanhas atrás dela, sem nunca alcançá-la. Todas as noites eram assim, e a jovem índia definhava, sonhando com o encontro, sem desistir. Não comia e nem bebia nada. Tão obcecada ficou que não havia pajé que lhe desse jeito.Um dia, tendo parado para descansar à beira de um lago, viu em sua superfície a imagem da deusa amada: a lua refletida em suas águas. Cega pelo seu sonho, lançou-se ao fundo e se afogou. A lua, compadecida, quis recompensar o sacrifício da bela jovem india, e resolveu transformá-la em uma estrela diferente de todas aquelas que brilham no céu. Transformou-a então numa "Estrela das Águas", única e perfeita, que é a planta vitória-régia. Assim, nasceu uma linda planta cujas flores perfumadas e brancas só abrem à noite, e ao nascer do sol ficam rosadas.

9 comentários:

  1. Gostei deste artigo, me ajudou muito em meu trabalho
    vlw

    ResponderExcluir
  2. olá Lucas gostaria de saber se você poderia me informar o ano que se ocorreu essa historia de Naía

    ResponderExcluir
  3. Ola lucas gortei muito dessa lenda
    muito linda ela parabens

    ResponderExcluir
  4. ola lucas gostei muito dessa lenda
    vc ta de parabens

    ResponderExcluir
  5. Lukas,,reproduzi um de seus posts no meu site,,se vc não concordar, favor mande - me um e-mail solicitando a remoção,,maismt@hotmail.com ,,, veja como ficou a matéria aki

    A lenda da vitória-régia é uma lenda brasileira de origem indígena tupi-guarani

    Leia mais: http://www.olacidade.com/news/a-lenda-da-vitoria-regia

    ResponderExcluir
  6. tinha esquecido de fazer um trabalho importante e essa lenda me ajudou muito ... esta de parabens

    ResponderExcluir
  7. Gostei muitos das lendas, principalmente da Vitória-régia faz lembra a minha infância quando minha mãe contava para mim lendas indígenas de um velho livro de historinhas infantil.

    ResponderExcluir