terça-feira, 8 de junho de 2010

Ticuna

Os ticunas são um povo ameríndio que habita atualmente na fronteira entre o Peru e o Brasil e no Trapézio Amazônico na Colômbia, que fica entre o rio Putumayo, Içá e o rio Amazonas no baixo Caquetá-Japurá. Atualmente contam mais de 30 mil pessoas.
De acordo com a história oral relatada pelos próprios Ticunas, eles eram índios que habitavam a terra firme e a cabeceiras dos igarapés. Viviam em constante guerra com outras tribos e aldeias Ticunas, sempre liderados por um Tó-i (chefe militar). Durante esse período, seu principal inimigo era o povo Omágua (Awane na língua Ticuna) que dominava boa parte da várzea e possuía uma supremacia militar, em relação aos seus vizinhos.
Os primeiros contatos com os não-índio datam do final do século XVII, quando jesuítas espanhóis vindos do Peru, liderados pelo Padre Samuel Fritz, começaram a fundar diversos aldeamentos ao longo do rio Solimões, que correspondem aos atuais municípios de São Paulo de Olivença, Amaturá, Fonte Boa e Tefé. Tais aldeamentos eram voltados, principalmente, para os Omáguas que eram muito mais numerosos na época, porém outros povos acabaram sendo incorporados como os Ticunas, Miranha, Xumana, Passé e Juri (sendo esses três últimos extintos em meados do século XIX). Nesse momento dos aldeamentos, os Ticunas puderam ocupar locais da várzea do rio Solimões, antes ocupados pelos Omáguas.
Na década de 1890, comerciantes vindos do interior do Ceará se estabeleceram na região e criaram diversos seringais, utilizando da mão-de-obra indígena dos Ticunas. A expropriação fundiária e o controle do trabalho indígena foram realizados por meios violentos, com a caçada aos índios, distrubuição das famílias em vários seringais e destruição das malocas. Até meados de 1940, os Ticunas ficaram sob o poder dos "patrões" seringalistas, cujo os quais controlavam todas as instituições político-administrativas e religiosas. Tanto os missionários, como os capuchinhos italianos, como os delegados da SPI, eram controlados pelos "patrões" e não tinham nenhum poder de ajudar dos Ticunas dessa escravização.
Em 1940 a SPI começa a agilizar uma ação mais intensiva na região do alto rio solimões, local onde os Ticunas estavam habitando, não só para poder ajudar os grupos indígenas que ali habitavam, mas também para resolver problemas na fronteira com os países vizinhos (como a "Questão de Letícia"). Em 1942 é construído um Posto Indígena em Tabatinga, coordenado pelo inspetor Carlos Pinto Correia, o que diminui parte do poder dos seringalistas sobre os indígenas.

13 comentários:

  1. belissima cultura rica e milenar!
    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. GOSTARIA DE SABER SOBRE O TIPO DE RELIGIÃO QUE ELES CULTUAM E SE OS MISSIONARIOS CRISTÃO SÃO BEM ACEITOS LÁ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São xamânicos e não gostam de missionários critãos tentando convertar a religião ancestral deles.

      Excluir
  3. Respostas
    1. toma no cu um monte de gente querendo estudar e vc ai brincando?aff

      Excluir
  4. é só isso que vcs tem a oferecer
    achei uma falta de respeito com os ticuna não terem muita informação

    ResponderExcluir
  5. Somo povos desconhecidas, não podemos dá muita informação.

    ResponderExcluir
  6. amaturá e um município do rio Solimões onde vivem varias etnias onde eles sobrevivem apelnas da agricultura os ticunas que movimenta a as feiras onde eles traz seus artesanatos e outras coisas pra vender em amatura

    ResponderExcluir
  7. Moro em Nova Itália, município de Amaturá, casei com uma ticuna eles são um povo magnífico a língua é impressionante e complexa tô aprendendo aos poucos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia como eu acho a casca de uma árvore chamada pelos tikuma tchuatchuacha

      Excluir
  8. gente nao chama ele de burro porque ele ta aprendendo eu em se voces fossem ele e ele falasem assim com voces voces nao iam gostar emtao nao fala assim dele porque ele nao tem a obrigassao de aprender nao ele so ta aprendendo porque casou com uma ticuna eu em

    ResponderExcluir